Luz, Fotossíntese e o Aquário Plantado

Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, luz não é tudo igual, na verdade existem diferenças gritantes na forma como as plantas reagem a diferentes tipos de luz, por isso é muito importante estudar antes de escolher a iluminação para um aquário plantado, pois, a iluminação é uma das principais variáveis no desenvolvimento saudável das plantas presentes no aquário.

Fonte: Aquário Turbinado

Luz e Fotossíntese no Aquário Plantado

Luz não é tudo igual e para garantir o desenvolvimento correto das suas plantas, sejam elas aquáticas ou não, você precisa fornecer uma luz adequada que forneça os parâmetros necessários para a fotossíntese seja feita de forma eficiente.

As plantas utilizam luz, os fótons na verdade, como energia no processo de fotossíntese. A luz ideal para o processo de fotossíntese é a luz do Sol, afinal de contas toda a estrutura das plantas foi desenvolvida por milhares de anos num processo evolucionário para aproveitar ao máximo a maior fonte de luz disponível na natureza, o Sol.

Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar.

A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes. A maior parte da vida na Terra usa a luz vermelha visível na fotossíntese, mas algumas usam luz infravermelha.

Fonte: Wikipédia

Quando tentamos recriar em um aquário as mesmas condições que a plantas encontrariam na natureza reproduzir a mesma luz proveniente do Sol é um verdadeiro desafio, afinal de contas, temos de recriar todo um espectro de luz (composto por diversas cores), até chegar no branco ideal para as plantas.

Espectro de Frequência para Aquário Plantado

Quando falamos em luz branca, como a luz do Sol, estamos na verdade falando de uma infinidades de cores (tons), de diferentes frequências que juntas formam a luz do dia. Uma forma muito utilizada para avaliar uma fonte de luz e a análise do espectro de frequência da luz emitida pela fonte, ou seja, ver a intensidade em função de cada cor (frequência), presente na luz.

Spectral Properties of Sunlight Practice Problems Online | Brilliant
Espectro de radiação solar – Luz (Fonte: Brilliant)

Como você pode ver na imagem acima a luz do Sol é composta por radiações de diferentes frequências, a grande maioria não é visível para nós humanos, contudo, tem um papel fundamental para a natureza como conhecemos.

Quando projetamos luminárias para aquários, em especial aquários plantados, buscamos replicar ao máximo o espectro de luz solar, contudo, muitas luminárias intensificam a presença de algumas frequências, pois, são as frequências que as plantas mais absorvem durante o processo de fotossíntese.

DO PLANTS USE GREEN LIGHT? - Fluence By OSRAM
Espectro de absorção da radiação durante o processo de fotossíntese (Fonte: fluence.science)

A imagem acima mostra a taxa de absorção de cada faixa de radiação durante o processo de fotossíntese. Observe que grande parte das frequências que compõem as cores verde e amarelo, não são absorvidas pelas plantas. Por isso muitas estufas de cultivo utilizam lâmpadas com forte presença de vermelho e azul, afinal de contas, essas são as cores que de fato são utilizadas pela fotossínte.

A presença de verde nas luminárias tem um aspecto visual, afinal de contas, como as plantas não absorvem as faixas de cor verde e amarelo, essas faixas são refletidas e absorvidas pelos nossos olhos, por isso vemos a grande maioria das plantas como verdes.

Difference Between LED Lights And Grow Lights: Are LED Lights Better For  Plants
Fonte: gardeningknowhow

Quando utilizamos luminárias sem a presença do verde, nossos olhos interpretam as plantas como sendo de uma cor mais escura, visto que estão refletindo muito pouca luz. Contudo, a planta continua se desenvolvendo normalmente, se você mudar a fonte de luz verá que a planta continua verde.

Como aquários plantados tem um grande apelo estético é comum que as luminárias apresentem um espectro completo, com todas as cores, para garantir que o observador veja as plantas como é esperado, verdes.

Como vimos até aqui as plantas absorvem grande parte da energia presente nas faixas visíveis ao olho humano, contudo, também precisam de radiações presentes nas faixas invisíveis ao olho humano, essas faixas são as que conhecemos com ultravioleta e infravermelho.

Raios UV e IR na Fotossíntese

Temperatura de Cor para Aquário Plantado

A temperatura de cor é um parâmetro que foi criado quando as lâmpadas incandescente ainda reinavam o mundo da iluminação, a temperatura de cor indica a temperatura do filamento quando a lâmpada está conectada a fonte de energia, ou seja, acessa.

Hoje em dia, mesmo não utilizando mais lâmpadas incandescentes ainda utilizamos esse parâmetro como uma referência. O gráfico abaixo mostra o espectro de radiação de diferentes fontes de luz e suas respectivas temperaturas de cor para cada espectro.

Radiação de Corpo Negro. Monitoria de Física Moderna - PDF Free Download

Como nosso intuito é recriar a luz do sol no aquário então temos de procurar luminárias com uma temperatura de cor próxima ou igual a da luz do sol. A imagem abaixo mostra a temperatura de cor ao longo de um dia completo.

Lumistrips PT Temperatura de cor do LED: Explicado
Temperatura de cor ao longo do dia (Fonte: lumistrips)

Dúvidas para Escolher Iluminação para Aquário Plantado

Atualmente existem diversas luminárias para aquários plantados com as mais diversas temperaturas de cor e funcionalidades, contudo, as mais utilizadas são as que apresentam uma temperatura de cor próxima ou igual a 6.500°K, pois, são as mais próximas a luz solar do meio dia, ou seja, ponto de maior intensidade luminosa.

Fonte: Aquário Turbinado

Outra função que você deve procurar em uma luminária é a o fade, ou seja, a funcionalidade de variar a temperatura de cor e intensidade luminosa ao longo do dia, dessa forma você consegue replicar a evolução luminosa no seu aquário evitando stress dos seres vivos que lá habitam.

A função de temporizador é o mais importante, pois, permite que a luminária ligue e desligue sozinha, sem a necessidade de intervenção humana evitando uma série de problemas.

Um comentário em “Luz, Fotossíntese e o Aquário Plantado”

Comentários