Alternanthera Reineckii Mini

Guia das Plantas: Alternanthera Reineckii Mini

Visão Geral

A Alternanthera Reineckii Mini, apresenta como características marcantes o seu tamanho reduzido e a cor vermelha intensa. Essa é uma característica evidente em todas as Alternantheras.

Quando expostas a condições favoráveis ao seu desenvolvimento, tais como luz intensa, espectro de luz correto , substrato fértil e injeção de CO2. Contudo sem as condições mencionadas anteriormente a planta pode até se desenvolver e sobreviver, mas não atingirá seu potencial máximo, talvez desenvolva um vermelho amarronzado, mas bem distante do vermelho intenso característico.

Alternanthera Reineckii Mini – In Vitro

Muito utilizada como planta de transição ou como planta de destaque em aquários plantados. Sua altura varia de 5 a 10 cm, dependendo da poda realizada durante a manutenção do aquário, e como é de se imaginar, ela é geralmente plantada na entre a região central e o fundo do aquário.

A velocidade de propagação da Alternanthera Reineckii Mini, está entre lenta e moderada, é uma planta que leva um tempo maior para se adaptar ao aquário e começar a desenvolver raízes novas. 

Parâmetros Básicos: Alternanthera Reineckii Mini

A Reineckii Mini se desenvolve melhor em temperaturas que variam de 20 a 30ºC. Quando cultivada em sua forma submersa é possível cultivar com o PH variando entre 6 e 7, com dureza total (GH), de baixa para média.

Assim como todas as plantas vermelhas, ela necessita de iluminação intensa  para se desenvolver corretamente. Injeção de CO2 no aquário e substrato fértil são fundamentais para cultivo dela.

Ficha Técnica: Alternanthera Reineckii Mini

Família: Amaranthaceae
Origem: América do Sul
Hábito: Aquática emergente
Tamanho: 6 a 12 cm
Posição da planta: Meio e Fundo
Iluminação: Intensa
Temperatura: 20 a 30 °C
pH: 6 a 7
Dureza Total – GH: Baixa / Média
Crescimento: Lento
Manutenção: Difícil
Plantio: Corte de hastes
Utilização de CO2: Sim
Substrato: Sim

Manutenção e Dicas

Trata-se de uma planta com um nível de complexidade de média para avançada. Sua propagação é realizada por meio do corte e replantio de hastes.

Assim como em outras plantas de caule, com uma poda correta, é possível desenvolver uma moita densa e de vermelho intenso, entretanto, dada sua velocidade moderada de desenvolvimento um erro durante a poda irá gerar um resultado nada agradável por algumas boas semanas.

Cultivo In Vitro

A Alternanthera Reineckii Mini faz parte do portfólio de plantas da AquaPlante, ou seja, você pode adquirir uma porção dela cultivada in vitro, livre de algas, caramujos e pragas. A Aquário Turbinado possui a disposição do aquarista, ou aquapaisagista, toda a linha de plantas da AquaPlante.

Comentários