Neste artigo quero compartilhar com você alguns detalhes que você precisa levar em consideração na hora de escolher a iluminação correta para o seu aquário plantado.
Fluxo Luminoso é o mais importante
É comum ouvir pessoas perguntando ‘quantos watts por litro?’, ou seja, quantos watts uma luminária deve ter em função do volume de água no aquário que ela irá iluminar. Essa é uma regra que já caiu em desuso, pois, fazia sentido utilizar essa regra quando falamos lâmpadas incandescentes que transformam toda a potência fornecida pela fonte de energia em calor e consequentemente em luz, por meio do filamento incandescente.
Com o advento das lâmpadas fluorescentes e posteriormente o surgimento dos LEDs a relação watt por litro deixou de fazer tanto sentido, contudo, muitos fabricantes continuaram indicando o “equivalente” das novas lâmpadas com as antigas.
Quando falamos em iluminação estamos falando em fluxo luminoso, ou seja, quantos fótons a fonte luminosa está lançando contra a superfície sendo iluminada. o conceito de fluxo luminoso (lúmens), é algo recente e ainda desconhecido por muitos iniciantes no aquarismo.
Dessa forma, quando for escolher a iluminação mais adequada para seu aquário, você deve olhar quantos lúmens aquela lâmpada consegue fornecer. A potência nesse caso mede apenas a energia que a lâmpada irá consumir, não tendo nenhuma relação direta com a intensidade luminosa, contudo, cabe comparar o fluxo luminoso e a potência de diferentes lâmpadas para escolher as que são capazes de gerar um maior fluxo luminoso com um consumo reduzido de energia elétrica.
Quantos lúmens por litro na iluminação do meu aquário plantado?
Agora que você já sabe que fluxo luminoso é mais importante que potência elétrica, quando falamos de iluminação para aquários plantados, vamos analisar como você deve dimensionar a sua iluminação em função do volume do seu aquário plantado.
Não existe uma regra definitiva, contudo, a regra mais utilizada entre os especialistas em aquários plantados é a mesma regra que a Tropica (fabricante mundial de produtos para aquários compartilha em seu site.
A tabela acima separa os aquários plantados e 3 (três), grupos, sendo eles fácil, médio e avançado (easy, medium e advanced respectivamente), para cada grupo existe uma relação diferente de quantos lumens por litro você deve considerar na hora de dimensionar sua iluminação.
Aquários Fáceis (Low Tech)
Consideramos aquários plantados ‘fáceis’ aqueles quem que as plantas necessitam de uma quantidade menor de luz para realizar seu desenvolvimento sem nenhuma anomalia ou fraqueza. Para esses aquários é recomendado o uso de 10 à 20 lúmens por litro de água.
Aquários Intermediários
Aquários plantados intermediários são aqueles que precisam de um fluxo luminoso superior ao aquário low tech, contudo, ainda tem uma demanda relativamente baixa. São aquários que em geral possuem carpete e plantas rasteiras e que com pouco fluxo luminoso não conseguirão se desenvolver de forma plena. Para esse tipo de aquário é recomendado de 20 à 40 lúmens por litro de água.
Aquários Avançado (High Tech)
Esse tipo de aquário plantado é um dos mais adorados pelos brasileiros, pois, apresenta uma presença de plantas vermelhas muito forte, que por sua vez são plantas que precisam de um fluxo luminoso muito forte para desenvolver sua cor característica. Para esses aquários é recomendado um fluxo luminoso superior à 40 lúmens por litro de água no aquário.
VÍDEO | Guia Para Escolher Iluminação para Aquário Plantado
No vídeo abaixo você irá encontrar um passo a passo de como escolher a iluminação correta para sua aquário plantado e evitar dores de cabeça. No vídeo, além dos conceitos básicos compartilhados aqui você encontrará outros conceitos muito importantes como o espectro luminoso da fonte de luz.